Os usuários podem bagunçar parte dos dados de IA fingindo gostar de coisas com as quais não se importam?
Em suma, a IA consegue distinguir se estamos fingindo gostar de alguma coisa?
Por exemplo: vamos fingir que gosto muito de flores azuis.
Quer dizer, é algo que eu não ligo mas também não desgosto, é algo neutro para mim.
Então, toda vez que vou desligar meu PC, por apenas alguns minutos procuro flores azuis, onde comprar, abro algumas páginas, navego sem ler o conteúdo, faço algumas macros no meu PC para pressionar automaticamente o pageUp/pageDown a cada 15 a 30 segundos para fingir que estou navegando ativamente enquanto defino um tempo limite para desligar o PC em 5 minutos, apenas para fingir que me importo com isso, etc.
Ou pior, abro essas páginas no smartphone e faço uma expressão facial fingindo que gosto do conteúdo, e digo algumas palavras como “Uau” ou “nossa que irado!”.
A IA consegue distinguir que estou fingindo gostar desse conteúdo?
Agora imagine, se eu criar uma lista de 100 assuntos e usar aleatoriamente com eles os mesmos truques de encenação acima. Também podem ser coisas que não posso comprar, então nunca haverá uma confirmação de que realmente quero esse conteudo por meio de pagamentos.
Certamente vai bagunçar o banco de dados de IA sobre mim, certo?
Ou pior ainda, alguém poderia criar algum software FightTheAI que fizesse o PC se comportar como um humano com aquela lista de assuntos permitidos todos os dias antes de desligar o PC! :O
E por não serem coisas que eu não gosto, tem alguma chance de (através da exposição excessiva a esse conteúdo) a IA me fazer começar a gostar desses conteúdos que eu realmente não me importava antes? Então o tiro poderia sair pela culatra para mim? xD
Algumas pessoas anti-IA já estão fazendo coisas assim. Será que um dia a IA poderá contornar seus esforços? ou é demais para uma IA entender?
E, finalmente, esse truque poderia acabar diminuindo o valor desse tipo de software de IA?
Não. Mas vale lembrar que 15~30 min pesquisando sobre um assunto é apenas uma parcela pequena do resto do tempo que vc passa navegando. Isso vai sim ser levado em conta, mas todo o resto continuará válido.
Sim, vão começar a te mandar propagandas de flores azuis e assuntos correlacionados.
Sim, há pesquisas sobre isso, principalmente naqueles rabbit holes do youtube que ficam te sugerindo conteúdo viciante e acabam te prendendo nisso, mesmo sendo algo que vc inicialmente não tinha muito interesse sobre.
Não é questão de ser demais. Até do ponto de vista de qualquer outra pessoa, se vc entra em uma loja de flores e pergunta sobre azuis, o vendedor e qualquer um ao seu redor vai assumir que vc em interesse, ngm vai saber que no fundo vc não gosta, só vão se importar em tentar te vender o produto.
Agora fica a questão, isso daí só vai fazer ela mudar a propaganda pra VOCÊ, pro resto das pessoas continuará normal. Adianta algo vc gastar 30 min da sua vida todo dia só pra mudar o tipo de propaganda que recebe?
Não, e acho mais fácil vc só usar troques pra se tornar mais anônimo ao invés de ter esse esforço todo.