A absoluta picaretagem dos cursos de TI

Seus problemas acabaram!!! Torne-se um expert em computação quântica usando Python, e crie seus sistemas quânticos comerciais (!!!). Lance seu próprio Quantum Excel, ou o Gestor Quântico de Padarias.

Cursos de TI já viraram a mais completa patifaria e enganação. Pessoal vende rato dizendo que é filhote de Chihuahua com pedigree.

Computação quântica com foco comercial? Sério?

Aos desaviados: Acontece que que “simular” qbits na verdade é executar os algoritmos clássicos de equações diferenciais para um sistema de equações simulando o decaimento da função de onda de 2 átomos, 3 átomos etc. e E dá para resolver a equação de onda do hidrogênio até com uma calculadora e lápis e papel. Mas para cada grau de liberdade, o tempo de computação aumenta exponencialmente, o que é óbvio (e mesmo sendo óbvio, o curso não diz, claro… )

Daí que toda a ideia da pesquisa de computadores quânticos nasceu justamente para criar um NOVO HARDWARE e capaz de simular sistemas quânticos em tempo real, já que é totalmente inviável criar sistemas quânticos grandes (e “grandes” seriam apenas algumas centenas de átomos) em computadores clássicos.

Boa sorte então usando Python no seu desktop ou notebook. Equivale a cavar até o centro da terra usando uma colher de sobremesa.

E não, não tem como criar sistemas comerciais com isso, isso é mentira completa, desonestidade em altíssimo nível. Computação quântica tem um escopo muito restrito, como criptografia, cálculos intensos de modelagem climática e coisas afins. E exige hardware absurdamente caro e específico. Nenhuma empresa no planeta tem campo para sistemas comerciais usando computação quântica. Como eu disse, vendem rato dizendo que é filhote de Chihuahua com pedigree.

Mas a arte da enganação é isso: Vende-se um curso para fazer “sistemas comerciais” com computação quântica. E com a idéia do sujeito “simular” 4 qubits e achar que já dá para gerar sistemas COMERCIAIS com, repetindo, míseros 4 qubits e com hardware quântico simulado em um PC.