No momento possuo um i5 12400F com a placa mãe citada (GIGABYTE B660M DS3H DDR4) e tudo está tranquilo.
Pretendo fazer um upgrade para o i5 13600KF (que já está comigo), mas comecei a pesquisar sobre o assunto e vi algumas pessoas dizendo que o VRM da placa mãe (Hybrid Digital de 6+2+1 fases) ficaria “no limite”. Sou leigo no assunto, portanto gostaria da ajuda dos amigos.
Usarei o PC principalmente para jogos e tarefas leves, sendo que não pretendo fazer overclock, mas pretendo fazer um undervolt, como recomendado por outros amigos aqui do fórum.
OBS: Não sei se isso é relevante, mas o aircooler que irei utilizar para o 13600KF é o Scythe Fuma 3; a placa de vídeo é uma 4070 e a fonte é 750W gold core reactor da XPG.
E aí, amigos? Posso parear tranquilo o 13600KF com essa placa mãe ou realmente há o que se preocupar?
Como eu disse, poderá até ficar no limite, pela questão do VRM da placa mãe não ter configurações muito elevadas para um alto estresse, entretanto, isso é apenas em casos de overclock, e ainda dependeria do overclock. Como não irá usar overclock, não vejo limitação da placa mãe no processador.
Eu não acho que 125w em base e 181w tanto em longa/base (PL1) ou curta/turbo (PL2) duração irá fazer os MOSFETs esquentar de forma absurda a qual irá reduzir a tensão e consequentemente a frequência do processador, causando um stuttering, o ponto é que essa placa mãe tem até um boa construção de VRM, ao menos não em overclock. Mas se quiser um resultado mais prático, melhor fazer um teste ou ver isso com outra pessoa.
Pois é. Eu fui no site da placa mãe e, como você disse, o i5 13600KF está lá, juntamente com outros processadores mais potentes. Por óbvio, se eles estão lá, então não é para acontecer maiores problemas.
No entanto, dando uma pesquisada em fóruns, vi gente falando que processadores “K” pedem as placas-mãe “Z”. Alguns estavam discutindo que, embora ele esteja lá listado no site da Gigabyte, ele ficaria no “limite” do VRM da placa mãe. Eu sou leigo, portanto não tenho ideia se aquele VRM “Hybrid Digital de 6+2+1 fases” é o suficiente para o processador em questão.
Outra coisa que me deixou inseguro foi alguns falando que sim, dá pra parear essa placa mãe com esse processador, mas haverá risco de “stuttering” em jogos. E lembrando: eu usarei esse PC principalmente para jogos.
O ideal mesmo seria encontrar algum gamer com essa placa mãe e esse mesmo processador, né? Hehe.
No momento confesso que estou com a pulga atrás da orelha disso tudo, mas te agradeço muito pela resposta.
Se mais alguém puder me ajudar, agradeço!
Abraços.
Quando uma marca de placa mãe consta em seu site de especificação da placa mãe, que tal processador é suportada por ela, significa, que obviamente, esse processador irá funcionar normalmente sem qualquer avaria. Reparando na lista, se dá conta que também suporta outros mais potentes que o I5-13600KF, por isso, é de se esperar o pleno funcionamento do processador.
Com isso em mente, o uso será normal em seu funcionamento padrão, mas com overclock, poderá acabar aquecendo além dá conta os MOSFETs do VRM, podendo causar até mesma a queima dos próprios, isso se deve pelo fato da construção do VRM com a falta de dissipador na região, mas isso geralmente só acontece com overclock/overvolt indevido ou alto.
Shavasku disse:
Usarei o PC principalmente para jogos e tarefas leves, sendo que não pretendo fazer overclock, mas pretendo fazer um undervolt, como recomendado por outros amigos aqui do fórum.
No seu caso, o processador poderá até trabalhar melhor, levando em conta os processos leves, o não uso de overclock e o uso de undervolt,
Shavasku disse:
o aircooler que irei utilizar para o 13600KF é o Scythe Fuma 3
Possa ser que o air cooler não dê conta do I5-13600KF, pela alta potência do próprio, mas recomendo testar antes de trocar.