Sou novato no mundo do overclock, mas recentemente me interessei bastante pelo assunto e gostaria de fazer alguns ajustes no meu sistema. Meu setup conta com um Ryzen 7 5700X e memórias Asgard T3 de 3200MHz.
Meu objetivo é levar o processador de 4.65GHz para 4.825GHz, ajustando a tensão entre 1.334V e 1.340V. Já na RAM, pelo que pesquisei, ela pode rodar em 3600MHz sem alterar a tensão ela esta em 3200mhz com o xmp, também gostaria de ajustar alguns timings básicos sem mexer na tensão.
Minhas principais dúvidas são:
Esse overclock está dentro de um limite seguro ou pode comprometer muito a vida útil das peças?
Caso o sistema de algum problema como posso fazer para recetar ?
Esse overclock pode danificar o meu pc ?
Agradeço qualquer ajuda e sugestões que possam me dar
Antes de se fazer um overclock, é sempre bom analisar se de fato necessita e se irá melhorar o desempenho significativamente, no seu caso, ao fazer essa alteração, de 4.65GHz para 4.825Ghz, que irá ter um aumento de 175MHz, possivelmente não notará muita diferença de desempenho, a RAM, nem se fala, esse aumento de 400MHz também não será sentido de forma elevada, em resumo, terá um aumento de ao menos 5-10 FPS a depender do jogo (isso se o overclock for para jogo), com esse overclock. Mas, se quiser seguir com isso, aqui vai umas dicas.
Antes de fazer o tal overclock de CPU, o recomendável é usar um software de stress de CPU, ao fazer isso, repare quantos graus a CPU bate, se no padrão, não passar de 85° C, está de acordo para overclock. Após ter feito o stress, use um software de Benchmark de CPU, assim terá uma ideia de quanto sua CPU está batendo no padrão, e quanto baterá após overclock. Com isso em mente, vamos ao overclock da CPU, antes de mexer na tensão, mexa apenas na frequência, se ao aumentar a frequência, e a temperatura estiver ideal, o OS estável e a tensão certa, bom, não precisa mexer na tensão, mas caso houver necessidade de mexer na tensão, diminua lentamente para ter uma estabilidade melhor, sem que possa ser baixa demais para poder ocorrer instabilidade por falta de tensão. Vale lembrar que sempre que fizer uma alteração, deve se fazer tanto o stress quanto o Benchmark para saber se estará estável o OS ou não.
Para fazer o overclock da RAM, é mais fácil, apenas coloque a frequência/clock em 36.0 ou 3600MHz e veja se o OS se mantém estável, se não se manter, terá que mexer nos timings e tensão, entretanto, geralmente é necessário apenas mexer nos timings, faça isso e use um software de Benchmark de RAM para saber se o OS se manteve estável.
Por último, envolvendo a CPU, terá que ter uma certa sorte com a loteria do silício, isso, caso não esteja com uma CPU com uma construção ideal de silício, ou melhor, poderá sofrer mais instabilidade que o normal ao aumentar apenas 100MHz, mas como eu disse, isso é sorte. Porém, sua CPU tem o sufixo X, que significa que está apta para overclock, ou seja, pode fazer um overclock mais eficiente que terá boa estabilização.